Ouro vs. Bitcoin: Qual é um melhor investimento para 2021?

Há apenas um ano, muitos teriam muito a dizer sobre qual é o melhor investimento entre o ouro e o bitcoin.

Naquela época, muitos sugeriram que os investidores deveriam apostar no metal precioso em detrimento das moedas digitais. Naquela época, o ouro parecia ser uma boa aposta, já que o mercado global enfrentava crescentes tensões comerciais e um crescimento lento.

Estas questões parecem ser válidas desde que o mundo passou um ano sob o jugo de uma pandemia global. Atualmente, podemos revisitar esse debate. Os investidores devem olhar para o ouro ou Bitcoin System enquanto caminhamos para 2021? O fim da pandemia irá afastar os comerciantes de ativos alternativos?
Quem ganhou a corrida em 2020, ouro ou bitcoin?

Vale notar que o ouro e o bitcoin conseguiram bater recordes este ano. O preço à vista do ouro subiu e atingiu seu pico no verão, enquanto o bitcoin ganhou um grande impulso no outono. Em 17 de dezembro, o bitcoin subiu para mais de 23.800 dólares.

Em um sentido normal, o ouro teve uma corrida fantástica em 2020. No entanto, o incrível desempenho do bitcoin no quarto trimestre de 2020 tornou impossível de ignorar. Será que o bitcoin continuará a crescer com base neste impulso em 2021?

O que pode acontecer com o bitcoin em 2021?

No início da semana, a bitcoin atingiu seus novos máximos de mais de $23,8K, apenas duas semanas depois de ter conseguido atingir o máximo de então, pouco menos de $20.000. Criptos e bitcoin se tornaram nomes familiares em 2017. Mas, as moedas digitais foram atacadas em massa pelos reguladores em todo o mundo em 2018 e 2019.

Regulamentações extensas lançam dúvidas sobre o mercado digital emergente com o bitcoin e seus pares caindo em desgraça. No entanto, tudo mudou em 2020. A bitcoin tem atraído até agora o apoio da maioria e seus defensores passaram a abraçar seu papel elusivo como um bem de refúgio alternativo.

Há alguns meses, a empresa de pagamentos on-line, PayPal, jogou um enorme peso por trás do criptograma principal. A Square, que é outra das principais empresas de pagamento móvel, também chegou a abraçar o bitcoin. O apoio das principais instituições tem sido significativo para o espaço criptográfico. Tem provado ser uma grande razão para os investidores confiarem no andar da BTC no futuro.

O ouro é a melhor aposta no próximo ano?

O incrível crescimento do Bitcoin ofuscou a ascensão do ouro para terminar o ano. No entanto, o ouro ainda teve um bom desempenho em 2020. Os investidores mudaram para o ouro enquanto a crise de saúde da COVID-19 semeou muitas incertezas ao longo de 2020. O metal precioso conseguiu subir acima de US$ 2.070 por onça no início de agosto. Desde então, o metal amarelo recuou, mas ainda paira em torno de respeitáveis US$ 1.880 por onça em 18 de dezembro de 2020.

Como esperado, os estoques de mineração de ouro se beneficiaram muito com o rally. Um dos maiores produtores canadenses de ouro, Yamana Gold, viu seu estoque aumentar 46% em 2020 a partir do fechamento em 18 de dezembro. As ações já aumentaram 59% em relação ao ano anterior. Enquanto o preço do ouro à vista recuou em cerca de 10%, o aumento anual ainda é uma boa notícia para a rentabilidade dos mineiros do ouro. Muitos agora se perguntam: o ouro irá bater seus recordes em 2021?

A política monetária frouxa e as taxas de juros baixas certamente se manterão no próximo ano e além. Os governos de todo o mundo estão se recuperando da crise sanitária, e os investidores devem se preparar para um novo lote de pacotes de estímulo no próximo ano. Atualmente, parece que a recuperação econômica global está ganhando algum vapor.

Acontece que alguns dos especialistas projetam que o dólar americano continuará a enfraquecer. Isso seria um sinal de alta para o ouro e outras commodities cotadas em dólar.

O Takeaway

O comício explosivo do Bitcoin para encerrar o ano de 2020 foi bastante impressionante. No entanto, alguns analistas ainda permanecem com o ouro enquanto olhamos para o Ano Novo. O enfraquecimento do dólar americano, uma economia global em crise e uma política monetária frouxa devem apoiar a ação de alta dos preços do ouro e permitir-lhe competir com seu rival criptográfico.

Por outro lado, outros estão apostando no bitcoin, pois ele tem o potencial de se mover ainda mais alto à medida que mais investidores institucionais entram e compram o que as baleias estão vendendo. Mas, sempre faça uma checagem completa dos antecedentes para assegurar-se de que você venha com uma combinação que possa incorporar estes dois ativos, ouro e bitcoin, já que eles têm seus pontos fortes distintos que oferecem oportunidades potenciais de investimento.